Yuri Alekseyevich Gagarin


Em 12 de abril de 1961, o foguete Vostok-K (8k72k designação militar) foi lançado do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, levando a carga mais importante até o momento, era a espaçonave Vostok-1 e seu tripulante Yuri Gagarin. A espaçonave fez um voo que durou 108 minutos e consistiu em uma volta em órbita da Terra a 315km de altitude. Ao olhar pela janela da nave, Gagarin constatou, fascinado: "A Terra é azul!". Este feito entrou para a história, tornando Yuri o primeiro homem a ir ao espaço, mas também teve grandes implicações e influenciou muito na questão da ida do homem a Lua anos mais tarde.

O voo da Vostok-1 foi totalmente automático. O painel de controle estava travado e Gagarin tinha uma chave para assumir somente em caso de necessidade - o que não aconteceu, apesar de o módulo de equipamentos não ter se separado da cápsula ao final da missão e provocar uma situação crítica ao queimar na reentrada na atmosfera terrestre. Gagarin ejetou-se após a reentrada e desceu de paraquedas, como planejado, se tornando a primeira pessoa a chegar ao espaço exterior. A União Soviética negou esse fato por anos, com medo de o voo não ser reconhecido pelas entidades internacionais, já que o piloto não acompanhou a espaçonave até o final.

Após o voo, ele se tornou um herói cultural na União Soviética. Ainda hoje, mais de seis décadas depois do voo histórico, seu feito é amplamente celebrado nos museus espaciais russos, com numerosos artefatos, bustos e estátuas exibidos em sua homenagem. Gagarin viajou pelo mundo para divulgar o programa espacial soviético, visitando inclusive o Brasil e os Estados Unidos. Devido à sua importância na propaganda de seu país, foi proibido de voltar ao espaço em agosto de 1967. No entanto, morreu em um acidente com um jato MIG-15, junto com o piloto Vladimir Seryogin. Seus restos mortais estão enterrados no Kremlin, em Moscou, e parte de sua espaçonave está em exposição no museu RKK Energiya.

 

 

Um pouco sobre a vida Gagarin  

O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/yuri-gagarin.htm?cmpid=copiaec
Yuri Alekseyevich Gagarin nasceu em 9 de março de 1934 na aldeia de Klushino perto de Gzhatsk (Agora em Smolensk Oblast, Rússia). Seus pais, Alexei Ivanovich Gagarin e Anna Timofeyevna Gagarina, trabalharam em uma fazenda coletiva. Yuri era o terceiro de quatro filhos, sua irmã mais velha ajudou a criá-lo enquanto seus pais trabalhavam. Depois de iniciar uma aprendizado em metalúrgica como fundidor, Gagarin foi selecionado para treinamento adicional em uma escola de ensino médio em Saratov. Enquanto esteve lá se juntou ao 'AeroClub' e aprendeu a pilotar aviões leves, um hobby que ocuparia uma parte crescente de seu tempo. Em 1955, após completar o ensino técnico, ele ingressou no treinamento de voo da Orenburg Military Pilot's School. Lá conheceu Valentina Goryacheva, com quem se casou em 1957. Após a formatura ele foi designado para a base aérea de Luostari em Murmansk Oblast. Tornou-se tenente da força aérea soviética em em 5 de novembro de 1957 e foi promovido a tenente sênior em 6 de novembro de 1959.

Depois que a União Soviética decidiu que iria lançar um ser humano para o espaço, um processo de seleção nacional secreto foi iniciado em 1960 e Gagarin foi escolhido com 19 outros pilotos. Gagarin foi ainda selecionado para um grupo de treinamento de elite conhecido como o "Sochi Six", que seria o primeiro cosmonauta do programa Vostok. Gagarin e os outros cosmonautas foram submetidos a experimentos destinados a testar a resistência física e psicológica; ele também passou por treinamento para o próximo voo. Dos 20 selecionados, as escolhas finais para o primeiro lançamento foram Gagarin e Gherman Titov, por causa de sua performance no treinamento, bem como de suas características físicas - o cockpit da Vostok era bastante apertado e os finalistas eram bem pequenos. Gagarin tinha 1,57 metro de altura.

Em agosto de 1960, quando Gagarin foi um dos 20 possíveis candidatos, um médico da aviação avaliou sua personalidade como: "Modesto; alto grau de desenvolvimento intelectual evidente; memória fantástica; distingue-se de seus colegas por seu senso aguçado e abrangente de atenção ao seu entorno, uma imaginação bem desenvolvida, reações rápidas, perseverante, prepara-se cuidadosamente para suas atividades e exercícios de treinamento, lida com mecânica celestial e fórmulas matemáticas com facilidade, bem como distingue-se em matemática superior, não se sente constrangido quando tem que defender o seu ponto de vista e se considera justo; parece que compreende melhor a vida do que muitos dos seus amigos".


Fonte: UOL, NASA, ESA, BBC, SPACE
O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/yuri-gagarin.htm?cmpid=copiaecola
O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/yuri-gagarin.htm?cmpid=copiaecol
O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/biografias/yuri-gagarin.htm?cmpid=copiaecola

Comentários